Mais sobre Prótese
A prótese dentária (ou prótese dental) é a arte dental, ciência que lida com a reposição de tecidos bucais, visando restaurar e manter a forma, função, aparência e saúde bucal.
O termo “prótese dentária” também é utilizado para se referir ao elemento que se propõe a substituir a função original dos dentes perdidos ou ausentes.
O seu principal objetivo é a reabilitação bucal, em todas as suas funções: estética, fonética e mastigação, por meio de confecção de próteses fixas (coroas em metal, porcelana e materiais poliméricos e pontes) ou próteses removíveis como prótese total (a popular dentadura) ou prótese parcial removível (ponte móvel).
Mais recentemente encontramos próteses modernas produzidas sobre implantes como overdentures, próteses fixas livres de metal (metalfree) e próteses protocolo.
Não se deve confundir protesista (cirurgião-dentista especialista em prótese dentária) com o protético (técnico em prótese dentária), que presta serviço para o cirurgião-dentista e não deve fazer o atendimento direto do paciente.
O tipo de prótese indicada pelo dentista depende da quantidade de dentes comprometidos ou em falta e da condição da gengiva.
Existem três divisões principais:
Prótese dentária fixa. As próteses dentárias fixas são as coroas e as pontes. As coroas são capas cerâmica ou metálicas utilizadas para substituir a ’capa’ original de um dente quando ainda resta uma parte dele.Já as pontes são coroas que se apóiam em outros dentes, quando não resta sequer um pedaço original do dente a ser substituído.
Prótese dentária removível. Estas são confeccionadas de várias formas e por serem removíveis têm a vantagem de poderem ser retiradas para higienização. Podem ser retidas por grampos, encaixes ou telescópica.
Prótese sobre implantes. As próteses sobre implantes dentários são utilizadas para repor um, alguns ou até mesmo todos os dentes perdidos. Podem ser fixas ou removíveis. As fixas são parafusadas e/ou cimentadas sobre os implantes, enquanto as próteses móveis possuem um sistema de encaixe tipo barra ou anel para fixação.
Existem também as próteses “protocolo” que são encaixadas geralmente sob 4 implantes e nessa prótese estão todos os dentes da mandíbula ou maxila.
Dra. Daiana Barreto
Dentística e Estética
CRO-DF 8348
- Graduação pela Universidade Católica de Brasília
- Especialista em Dentística na FORP/USP - Ribeirão Preto
- Especialista em Harmonização Orofacial pelo Instituto Aria - Brasília
Dr. Bernardo Luiz
Clínico Geral
CRO-DF 8928
- Graduado em Odontologia pela Universidade de Brasília – UnB.
- Especialização em Implantodontia pela Universidade Estadual Paulista – UNESP.
- Especialização em Ortodontia pelo Instituto Lenza (FUNORTE) – Goiânia, GO.
- Especialização em Periodontia pelo Instituto Orion – Brasília, DF.
- Invisalign Doctor e ITERO® Provider