Mais sobre Periodontia
Periodonto
O periodonto é o conjunto dos tecidos que revestem e envolvem o dente. É também chamado de aparato de inserção. Ele é uma estrutura dinâmica composta por tecidos que incluem a gengiva, o ligamento periodontal, o cemento e o osso alveolar. Estas estruturas podem apresentar-se em estado sadio ou doente.
Doenças periodontais
- Gengivite
A gengivite é uma inflamação que ocorre na gengiva, decorrente da falta de uma boa higienização. Causada pela irritação provocada pela placa bacteriana, sua principal característica é a alteração da coloração da gengiva. De um vermelho claro e brilhoso, a gengiva adquire a coloração avermelhada intensa e sem brilho. Outras características são a sensibilidade mais intensa na gengiva e o seu sangramento.
- Periodontite
A periodontite consiste em uma perda progressiva do osso alveolar em volta do dente. Essa condição patológica possui como principal agente etiológico, o biofilme bacteriano dental. O diagnóstico da periodontite é feito com a inserção de uma sonda no sulco gengival (exame clínico) e com o raio-X retirado do paciente que é usado para determinar a perda óssea ao redor do dente.
O tratamento destas doenças consiste na remoção do fator causal e na manutenção periodontal periódica com consultas de raspagem e profilaxia com o cirurgião-dentista.
Alterações do periodonto
- Aumento Gengival (hiperplasia inflamatória)
A hiperplasia gengival inflamatória crônica é o aumento do volume gengival principalmente nas regiões interdentárias e com maior frequência em paciente com má higiene oral que estão sob tratamento ortodôntico fixo. Seu tratamento consiste na remoção cirúrgica e na educação em higiene oral pós-cirúrgica.
- Recessão Gengival
Recessão gengival é uma alteração do periodonto na qual a margem gengival desloca-se expondo a superfície radicular dos dentes. As principais causas são escovação traumática e gengivite associados ao fenótipo fino (tecido gengival delgado). O tratamento paliativo consiste em procedimentos restauradores radiculares. Cirúrgicas de recobrimento radicular (enxertos gengivais) podem ser realizados para regenerar os tecidos que foram perididos na região.
- Erupção Passiva Alterada (sorriso gengival)
O sorriso gengival é como se chama a exposição exagerada de parte da gengiva superior, que fica mais evidente quando a pessoa sorri. Apesar de não causar danos à saúde bucal, o problema pode ser motivo de desconforto estético por comprometer a harmonia e simetria faciais. Dependendo do fator causal, o tratamento pode consistir em gengivectomia (remoção cirúrgica do excesso de tecido gengival), aplicação de toxina botulínica para minimizar a hiperextensão labial durante o sorriso e até mesmo cirúrgicas bucomaxilofaiciais (ortognática).
Dra. Ana Carolina Rodrigues
Periodontista
CRO-DF 6015
- Graduada em Odontologia pela UniEVANGÉLICA – GO
- Especialista em Periodontia
- Especialista em Halitose
- Professora Assistente do Curso Vieira & Falcão de Halitose e Saliva